Num primeiro momento, relacionar os conhecimentos específicos da
Psicologia com os conhecimentos educativos. Para isso é necessário
conhecer os temas da educação e o funcionamento da escola enquanto
instituição característica para que estes conhecimentos possam ser
articulados.
Cabe ressaltar que o trabalho prático, a que se refere Vygotsky, não é
um trabalho afastado da teoria, nem uma superposição do campo
psicológico sobre o educacional, e sim um trabalho de reflexão da
prática a partir da teoria.
Assim, apoiado em seus pressupostos teóricos e estes, por sua vez, já
articulado ao conhecimento educativo, a grande contribuição do psicólogo
escolar reside nos bastidores da instituição, isto é, sua ação deve
desenvolver-se prioritariamente com os professores e não com os alunos,
contribuindo para que eles estejam cada vez mais fortalecidos e
instrumentalizados para uma atuação de qualidade junto ao alunado.
Hoje não temos dúvidas de que o trabalho mais importante que um
psicólogo possa desenvolver nas instituições de educação é a formação em
serviço de seus educadores.
Referência
http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/psicologo-na-escola.htm
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